Blog Boa Vida

“Não briguem com a saudade…”

Luto

         O luto é assim, a gente tá saindo do supermercado e, do nada, pensa “ele não está aqui”, aí vem aquela vontade imensa de abraçar, ouvir a voz, ficar somente olhando ele sendo quem era, tão pouco e tão tudo…

Difícil é lidar com o sumiço dos olhos, a gente procura e não acha, procura e não ouve, procura e não enxerga, aí, a gente se debruça, humildemente, aceitando o tamanho da gente na imensidão do universo, aceitando o descontrole e a morte física, somente física, quem a gente ama nunca morrerá.

Nesse caminho falamos trezentas vezes “tô com saudade”, como se fosse uma notícia inédita, quem tá ao lado olha e faz aquela cara de “já sei e tô aqui”, não tem mais o que falar, mas tem muito para ouvir e, por favor, ouça.

Nessas datas festivas a gente vai lembrando de quem não está, feito intervalo de vida, a gente corre, espia esse amor, retorna a fazedora da comida, da louça para lavar e da flor para regar.

O recado é, não briguem com a saudade, coloquem lençóis limpos pra ela, sirvam seu melhor prato, façam cafuné, não tem outro jeito de estarmos com quem amamos, não tem.… recebam quem está fisicamente e ofereçam a presença como um bom lugar.

Para quem está ao nosso lado, o recado é, deixem que a gente fale da nossa saudade, isso “não estraga a festa”, isso faz acreditarmos nas continuidades, no amor que fica, para sempre.

Vale chorar, daqui a pouco rir, vale silenciar, vale falar sem parar, isso “não estraga a festa”.

Continuem, sigam, chorando e rindo, falando e silenciando, com todos os amores que carregam, precisamos honrar a vida que nos foi dada, aceitar a nossa passagem da melhor forma possível – regando as plantas, abrindo as janelas do quarto, agradecendo o sol que conversa com as roupas do varal, oferecendo nossa presença a quem nos ama.

Insta: @lacos_lutos

Autoria: Teresa Gouvea

Referência: https://lacoselutos.com.br/nao-briguem-com-a-saudade/

  • Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • LinkedIn

Posts Relacionados

Refletindo sobre o luto durante as festas de fim de ano

Luto

Enquanto as luzes brilham e os corações se enchem de alegria durante as festas de fim de ano, para muitos de nós, uma temporada festiva pode trazer um toque de melancolia. Perder alguém querido torna as celebrações mais desafiadoras, mas també...

LEIA MAIS

A importância da meditação no processo de luto

Luto

A meditação é uma prática que pode oferecer um suporte valioso durante o processo de superação do luto. Ao praticar a meditação, dedicamos um tempo para nos conectar ao nosso mundo interior. Isso nos permite enfrentar e processar as emoçõe...

LEIA MAIS

SETEMBRO AMARELO ou ANO AMARELO? Suicídio: Quando o sofrimento grita através do silêncio

Luto

Qual o limite do sofrimento humano? De onde vem esse sofrimento? O que faz uma pessoa pensar na morte como possibilidade? Questionamentos nada simples de serem respondidos e que demonstram a importante complexidade do fenômeno do suic*dio. Estas qu...

LEIA MAIS

Novos Planos e
Valores Boa Vida

No momento mais difícil da vida, nosso cliente poderá contar
com tranquilidade, segurança e respeito no atendimento.

Ícone do Whatsapp
Contrate
pelo WhatsApp
(47) 99123-0099
Contrate o plano
Boa Vida pelo Whats