Blog Boa Vida

O IMPORTANTE PAPEL DA EQUIPE FUNERÁRIA

Nossa equipe!

Sabemos do importante papel das equipes de saúde diante do cenário atual, e definitivamente a categoria merece nosso total respeito e reconhecimento. Trabalho incansável, que se torna por vezes exaustivo diante do número de atendimentos, conta ainda com o estresse no manejo em relação ao paciente infectado, e as preocupações em relação às condições de cuidado e proteção de si mesmos e de suas famílias.


Mas, gostaria de trazer aqui para nossa conversa o importante papel da equipe funerária que também está nessa linha de frente, dita como serviço essencial, porém menos comentada pelos canais de comunicação, habitualmente imperceptível, e que traz consigo a responsabilidade de manter os cuidados no pós morte. 


Essa equipe que permanece trabalhando para oferecer condições dignas de despedida, e manter a serenidade diante da dor dos enlutados. Estamos vivenciando um momento de importantes mudanças no que se refere aos rituais fúnebres em detrimento das recomendações para as cerimônias de despedida.


Talvez, mais do que nunca a relação de confiança e de respeito para com as famílias e os seus mortos, que estão sob os cuidados da equipe funerária precisam ser fortalecidos. 


O sistema de alerta destes profissionais é intensamente ativado, e em algum grau é sim de extrema importância. Porque é esse sistema de alerta e de estresse que faz com que o profissional se mantenha vigilante quanto aos cuidados na hora de atender a família, na hora da manipulação e preparação da pessoa falecida, da chegada ao local do velório (em período mais curto) e levar ao local do sepultamento ou cremação . Manter o equilíbrio nas dimensões física, psicológica, familiar, social, espiritual se apresenta como um desafio.


Que todos nós tenhamos a capacidade de reconhecer a importância dos profissionais funerários, que também precisam tomar todas as medidas de proteção e de cuidados de si, das famílias que nesse momento precisam dessa equipe e dos seus falecidos. 


Profissionais que estão se mantendo de pé para que esse importante momento da despedida,  seja realizada, ainda que apresente consideráveis restrições e nos desafie a novos recursos em conformidade com todas as recomendações de proteção da OMS (Organização Mundial da Saúde).


Se você faz parte da equipe funerária em algum lugar desse país ou do mundo, receba meu carinho, minha oração, meu reconhecimento, minha escrita desse breve texto com todo coração e admiração por vocês. Sabemos que é um momento desafiador à todos, que vocês possam cuidar da sua saúde física e mental, porque o seu trabalho é MUITO IMPORTANTE!


Por Patrícia dos Santos - Psicóloga - Plano Boa Vida

  • Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • LinkedIn

Posts Relacionados

Nossa equipe!

Nossa equipe!

Trabalhamos numa equipe formada por 5 pessoas: - David realiza assistência aos velórios (atua nas cidades de Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Indaial, Timbó e Rio dos Cedros); - Sr. João re...

LEIA MAIS

Objetivos do Serviço Social/Serviço de Acolhimento ao Luto!

Nossa equipe!

O Serviço Social do Boa Vida foi inserido em 2007 e o Serviço de Psicologia foi inserido em 2009 no Plano Boa Vida. Objetivos: Realizar atendimento humanizado às famílias enlutadas do Plano Boa Vida (liberar assist&...

LEIA MAIS

Novos Planos e
Valores Boa Vida

No momento mais difícil da vida, nosso cliente poderá contar
com tranquilidade, segurança e respeito no atendimento.

Ícone do Whatsapp
Contrate
pelo WhatsApp
(47) 99123-0099
Contrate o plano
Boa Vida pelo Whats