Blog Boa Vida

Vamos falar sobre a saúde mental !

Diversas

 Entramos em um ano novo. E esse mês é conhecido como janeiro branco, que tem como objetivo alertar as pessoas sobre a importância da saúde mental.

Nossa saúde mental nunca esteve tão em evidência nesses dois últimos anos. Fomos e somos testados a todo momento. Alguns consultórios de psiquiatras e psicólogos foram e são super requisitados.

Por um lado, é bom que as pessoas saibam que existem profissionais capacitados que possam lhe ouvir, acolher e orientar, mesmo que uma fatia da população ainda não tenha acesso rápido a esses profissionais.

A vida literalmente é uma montanha russa. Todos passaremos por bons momentos e momentos delicados. Que graça seria se tudo fosse perfeito ?

Esses percalços da vida muitas vezes nos tiram o chão, nos desafiam e com isso vem um sentimento de tristeza e angústia.

Esses sentimentos geralmente tem uma causa específica. e quando sabemos que estamos triste, por isso ou aquilo de certa forma nos alivia.

Temos que prestar atenção em nós e com quem convivemos. Pois nem sempre aquela pessoa está triste por determinado motivo.

Quantas vezes olhamos alguém triste e pensamos: "tem tudo para ser feliz" porque ela está triste?

Nós nunca saberemos e até mesmo a própria pessoa não consegue dizer o porquê dela estar assim. É aquele velho ditado :”Cada um sabe onde o calo aperta”.

O que para mim é bom para o outro talvez não seja.

É importante salientar que existe diferença entre depressão e tristeza. Muitas vezes a pessoa não consegue pedir ajuda e dizer que não está bem.

Precisamos nos observar e observar mais quem está ao nosso redor.

Uma escuta acolhedora, um convite para tomar um café, um passeio em meio a natureza…ou até mesmo ser direto: o que eu posso fazer para ajudar?

A pessoa vai ver que estamos nos importando com ela.

Lembre-se: não é errado procurar ajuda, seja psiquiatras e/ou psicólogos, algum tratamento alternativo, ou uma conversa com algum religioso, ou um amigo. Na verdade é sinal de amor próprio. Para tudo dar-se um jeito, menos para morte.

Escrito por Tássia H. de Deus - Assistente Social - Plano Boa Vida.

E-mail: tassia.hostin@boavida.om.br

  • Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • LinkedIn

Posts Relacionados

Descubra a história por trás do Memorial Funerário Mathias Haas

Diversas

Este não é apenas o primeiro museu funerário do Brasil, mas sim um registro vivo da jornada da família Haas desde sua vinda da Alemanha em 1904 até os dias de hoje. Com uma narrativa única, ele mergulha na evolução do serviço funerário na r...

LEIA MAIS

Temos que encarar sem tabu as perdas da velhice!

Diversas

           Na semana passada, cientistas do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King's College, em Londres, no Reino Unido, anunciaram a descoberta de um teste de sangue que é capaz de identificar o ...

LEIA MAIS

Sim, um dia todos vamos MORRER! Mas, vamos VIVER todos os outros dias…

Diversas

Penso que a primeira frase, que traz uma constatação apresentada pelo personagem Charlie Brown, não seja uma novidade para ninguém que está aqui em sua plena sanidade. É fato! Óbvio que não vamos ficar pensando na morte o tempo todo, iss...

LEIA MAIS

Novos Planos e
Valores Boa Vida

No momento mais difícil da vida, nosso cliente poderá contar
com tranquilidade, segurança e respeito no atendimento.

Ícone do Whatsapp
Contrate
pelo WhatsApp
(47) 99123-0099
Contrate o plano
Boa Vida pelo Whats