Blog Boa Vida

VELÓRIOS E RITUAIS EM TEMPOS DE COVID-19 / PARTE 2

COVID-19

Estamos em julho de 2020. Um ano muito atípico para todos nós.

Lidar com a dor do outro, acolher e dar suporte é deixar a nossa dor “escondidinha”, guardada.

O objetivo do Plano Boa Vida sempre foi de dar suporte e orientação a família que perde alguém. Diante da situação da pandemia ocasionada pelo Coronavírus, muitas vezes nosso trabalho parece que não fica completo.

Geralmente a família que perde alguém devido o COVID 19 fica muito mais sensibilizada. Pois a pessoa fica em isolamento no hospital, sem contato com a família e quando falece muitas vezes os parentes próximos não veem a pessoa.

Nos velórios as pessoas compartilham emoções, relatam histórias da pessoa que se foi e de certa forma concretizam a perda, a morte. Sabemos que esses rituais são importantes para a elaboração do luto. Para a família que perdeu o familiar, sentimento de que faltou algo.

É um momento muito delicado, diante disso elaboramos algumas sugestões para você:

* Se der tempo escreva uma carta para pessoa com tudo que está sentindo. Essa carta pode ser colocada em cima da urna funerária (colocar com fita adesiva);

* Pode ser colocado em cima do caixão uma foto da pessoa, um objeto que ela gostava (fita de cetim com a cor preferida, bandeira do time, ou algo mais íntimo).

* No caso de pessoas idosas que pertencem ao grupo de risco e se for importante para família, informe ao atendente da funerária - por exemplo viúvo (a) que nesse momento esteja impossibilitado para acompanhar o sepultamento/cremação em razão da quarentena, para então, fazer um breve cortejo, o trajeto com o familiar falecido dentro do veículo funerário na rua solicitada pela família *.

* Caso tenha familiares que estão longe e gostariam muito de ver a cerimônia de despedida, pode ser feito uma chamada de vídeo ou ser gravado o momento e posteriormente enviado aos familiares próximos.

* No momento do sepultamento, pode ser colocado uma música de fundo (do próprio celular mesmo). Essa música pode ser a que a pessoa gostava ou a que para família faz sentido.

* Você pode chorar antes, durante e depois, pode se questionar do porque disso tudo.

* Colocar num papel o que está sentindo, isso é algo terapêutico e se isso lhe faz bem faça.

* Ouvir uma música, meditar ou simplesmente se calar são decisões que somente quem passou por isso vai avaliar se ajuda ou não.

* Olhe para dentro de você e veja, se precisa de ajuda, seja desabafar com alguém, seja procurar algum pastor, padre, diácono ou alguma outra pessoa espiritualizada.

Acreditamos que não tem um jeito certo de fazer, cada pessoa tem uma forma e recursos próprios para utilizar diante do falecimento de alguém querido.

Deixamos aqui nosso abraço virtual, enviamos energias positivas para todas as famílias.

Com amor e carinho,

Tássia Hostin de Deus

Assistente Social do Plano Boa Vida CRESS 4237

E-mail: servicosocial@boavida.com.br

  • Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • LinkedIn

Posts Relacionados

12 de Março - Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid-19

COVID-19

O texto saiu hoje dia 14, dois dias depois da data que foi instituída como Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid-19. Precisei de um tempo para entender como eu mencionaria esse dia que representa uma forma de homenagear as vidas que se for...

LEIA MAIS

VELÓRIOS E RITUAIS EM TEMPOS DE COVID-19

COVID-19

O momento da morte de uma pessoa querida é profundamente delicado, doloroso e intenso.O ritual de velório tem dentre suas funções colocar as pessoas em contato com a realidade da perda, possibilitar a despedida, receber acolhida e amparo de amigo...

LEIA MAIS

SAÚDE MENTAL X CRISE (COVID-19)

COVID-19

A situação de crise desequilibra, desestabiliza, tira as coisas do lugar, portanto essa quebra do mundo conhecido, requer que cuidemos de nossa saúde física e mental Essa situação toda tende a aumentar os níveis de preocupação em todos nós....

LEIA MAIS

Novos Planos e
Valores Boa Vida

No momento mais difícil da vida, nosso cliente poderá contar
com tranquilidade, segurança e respeito no atendimento.

Ícone do Whatsapp
Contrate
pelo WhatsApp
(47) 99123-0099
Contrate o plano
Boa Vida pelo Whats