Blog Boa Vida

Ciranda cirandinha, vamos todos cirandar... Morte também é assunto de criança, não devemos evitar

Luto

       A morte de um familiar provoca imensa dor na criança, falar sobre morte não significa criar ou aumentar a dor, ao contrário, pode aliviar a criança e facilitar-lhe a elaboração do luto.

A reação da criança diante da morte de um ente querido (pai, mãe, irmão ou outro), dependerá de sua criação até o momento da perda e também do relacionamento que ela tinha com a pessoa que morreu. Se a criança não for influenciada negativamente por fantasias e temores dos adultos sobre a morte, a vivenciará com certa naturalidade.

Quando ocorre a morte de um ente querido, a criança apresenta dúvidas em relação ao ocorrido e necessita conversar sobre o assunto. Leve em conta os seguintes cuidados ao falar:

• Escolha alguém próximo da criança, e que esteja em melhores condições emocionais para lhe dar a notícia.

• Coloque-a nos braços, acolha-a fisicamente neste momento.

• Evite detalhar a causa da morte, especialmente em caso de violência.

• Deixe-a a vontade para perguntar o que quiser sobre o assunto.

• Utilize a palavra morte e evite substituições como: “dormiu”, “viajou”, “partiu”, “foi embora”. Estas palavras podem confundir a criança que ainda leva tudo ao pé da letra.

A criança também vive o luto de diferentes maneiras. O luto envolve um estado de tristeza, de diferentes reações cognitivas e comportamentais, dependendo do estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra. Uma mistura de sentimentos e de sensações: raiva, medo, abandono, culpa.

É comum a criança fantasiar que a pessoa que morreu a abandonou, e sinta raiva por isso, podendo tornar-se mais agressiva por um tempo. Algumas se sentem culpadas, imaginando que fizeram alguma coisa errada e, por isso, a pessoa morreu. Elas costumam arrumar soluções mágicas para evitar esta dor. Não é raro ouvirmos a criança dizer que vai para o céu buscar a pessoa que se foi.

Geralmente, a criança passa a ter medo de perder outras pessoas que ama e fica mais apegada a elas; não quer se separar delas nem para ir à escola ou à casa de um amiguinho. Esse comportamento não é permanente, passará com o tempo, mas os familiares devem ter paciência e compreender o que está acontecendo.

Mas afinal, criança deve ir em velório?

As crianças podem sim ir ao velório, desde que seja consultada a respeito disso. É importante que elas saibam o que acontece em um velório, portanto, diga o que ela vai encontrar lá...pessoas chorando porque estão tristes, que a pessoa que morreu não sente mais frio, nem dor e que não irá mais voltar depois que todos se despedirem dela, que estará deitada dentro de uma caixa de madeira – o caixão, que estará fria, mas que se quiser poderá tocá-la. Não obrigue a criança a ir ao velório, mas também não negue sua participação no ritual.

Educar para a morte é prepará-las para a vida.

Referências: Livro – Tanatologia Temas Impertinentes - O Luto Infantil

www2.londrina.pr.gov.br – Morte também é assunto de criança - por Ana Lúcia Naletto

Por Patrícia dos Santos – Psicóloga - Serviço Social Boa Vida – Formação em Perdas, luto e separação (Tanatologia)

  • Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • LinkedIn

Posts Relacionados

Refletindo sobre o luto durante as festas de fim de ano

Luto

Enquanto as luzes brilham e os corações se enchem de alegria durante as festas de fim de ano, para muitos de nós, uma temporada festiva pode trazer um toque de melancolia. Perder alguém querido torna as celebrações mais desafiadoras, mas també...

LEIA MAIS

A importância da meditação no processo de luto

Luto

A meditação é uma prática que pode oferecer um suporte valioso durante o processo de superação do luto. Ao praticar a meditação, dedicamos um tempo para nos conectar ao nosso mundo interior. Isso nos permite enfrentar e processar as emoçõe...

LEIA MAIS

SETEMBRO AMARELO ou ANO AMARELO? Suicídio: Quando o sofrimento grita através do silêncio

Luto

Qual o limite do sofrimento humano? De onde vem esse sofrimento? O que faz uma pessoa pensar na morte como possibilidade? Questionamentos nada simples de serem respondidos e que demonstram a importante complexidade do fenômeno do suic*dio. Estas qu...

LEIA MAIS

Novos Planos e
Valores Boa Vida

No momento mais difícil da vida, nosso cliente poderá contar
com tranquilidade, segurança e respeito no atendimento.

Ícone do Whatsapp
Contrate
pelo WhatsApp
(47) 99123-0099
Contrate o plano
Boa Vida pelo Whats