Blog Boa Vida

SETEMBRO AMARELO ou ANO AMARELO? Suicídio: Quando o sofrimento grita através do silêncio

Luto

Qual o limite do sofrimento humano? De onde vem esse sofrimento? O que faz uma pessoa pensar na morte como possibilidade? Questionamentos nada simples de serem respondidos e que demonstram a importante complexidade do fenômeno do suic*dio.

Estas questões norteiam apenas algumas discussões e, inegavelmente no mês de setembro brotam como erva daninha em algumas falas nada cuidadosas e especialmente equivocadas para com quem sofre pela perda de um ente querido para o suicídio (os sobreviventes). Uma das falas mais comuns e que são ditas fora de contextualização é que o suicídio tem um grande percentual de chances de ser evitado. Isso gera uma culpa sem medida no sobrevivente, após a perda.

O suicídio deve ser pensado como multifatorial, ou seja, não existe um único fator determinante para que uma pessoa passe a considerar a possibilidade de colocar um ponto final em sua vida. É possível pensar que sentimentos e emoções que não encontram espaço, dores caladas e abafadas, traumas e perdas acumuladas que podem prejudicar a capacidade de tolerância e resiliência, são fatores que encontram um terreno fértil na vulnerabilidade da existência humana.

Sim, existir, viver é estar vulnerável. É saber que o sofrimento em diferentes proporções vai bater na porta em algum momento, mas que ele não precisa fazer morada ali. Quando o sofrimento chegar, convide-o a sentar, sirva uma xícara de café, e deixe que se vá…porém, às vezes enfrentar nossos monstros sozinhos quando não temos perspectivas pode ser bastante desafiador.

Quando de certa forma, menciono para deixar que o sofrimento entre, é porque não estamos imunes a dor, ao sofrer, mas que diante destes, possamos convidar a se sentar, pois, negar ou esconder dificulta receber e buscar qualquer tipo de ajuda, servir a xícara de café representa o falar sobre o assunto, e o deixar que se vá é porque quando a dor da alma, e ou o sofrimento recebe cuidado especializado, deixam de habitar de forma estagnada, rígida, inflexível e o viver pode então se tornar uma prioridade.

A saúde mental é algo muito importante, é geradora de equilíbrio em nossa vida e nosso existir no mundo. O sofrimento psíquico não pode ser negligenciado.

Como podemos acolher alguém em sofrimento?

1 - Mostre que você se importa, ouça com atenção;

2 - Pergunte se ela pensa em terminar com a vida, existe um mito de que perguntar pode aumentar o risco;

3 - Escute, mas sem julgamentos ou minimização do sofrimento;

4 - Leve qualquer ameaça de suicídio a sério;

5 -Não prometa segredos sobre esse sofrimento, não devemos carregar essa responsabilidade sozinhos, tome atitudes, peça ajuda para então ajudar;

6 - Auxilie a pessoa a encontrar ajuda especializada.


“Uma única gota pode ser o limite de um copo cheio de água e fazê-lo transbordar, mas nenhum copo fica cheio com uma única gota de água”.


Peça ajuda! Permita-se ser ajudado!

CVV (Centro de Valorização da Vida - Disque 188 (ligação gratuita em todo país)

Chat, e-mail acesse - https://www.cvv.org.br/quero-conversar/

Por mais cuidado, escuta e respeito ao sofrimento humano.

Por Patrícia dos Santos

Psicóloga CRP 12/10686

  • Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • LinkedIn

Posts Relacionados

Refletindo sobre o luto durante as festas de fim de ano

Luto

Enquanto as luzes brilham e os corações se enchem de alegria durante as festas de fim de ano, para muitos de nós, uma temporada festiva pode trazer um toque de melancolia. Perder alguém querido torna as celebrações mais desafiadoras, mas també...

LEIA MAIS

A importância da meditação no processo de luto

Luto

A meditação é uma prática que pode oferecer um suporte valioso durante o processo de superação do luto. Ao praticar a meditação, dedicamos um tempo para nos conectar ao nosso mundo interior. Isso nos permite enfrentar e processar as emoçõe...

LEIA MAIS

Por que nos sentimos cansados quando vivenciamos o processo de luto?

Luto

Todo enlutado sabe e sente profundamente o quanto a morte de alguém significativo, importante e valoroso os afeta e impacta de forma complexa e ampla; ou seja, o luto não é somente tristeza e choro, é um emaranhado de pensamentos, sentimentos e e...

LEIA MAIS

Novos Planos e
Valores Boa Vida

No momento mais difícil da vida, nosso cliente poderá contar
com tranquilidade, segurança e respeito no atendimento.

Ícone do Whatsapp
Contrate
pelo WhatsApp
(47) 99123-0099
Contrate o plano
Boa Vida pelo Whats