Blog Boa Vida

Por que nos sentimos cansados quando vivenciamos o processo de luto?

Luto

Todo enlutado sabe e sente profundamente o quanto a morte de alguém significativo, importante e valoroso os afeta e impacta de forma complexa e ampla; ou seja, o luto não é somente tristeza e choro, é um emaranhado de pensamentos, sentimentos e emoções que alcançam toda a nossa existência no mundo, esse a qual tínhamos como seguro e previsível, esse mundo é abalado fortemente.

Há um esforço imenso para lidar com as situações que seguem após a morte; o luto envolve esforço físico e psíquico. Entramos em uma busca incessante de entender tudo que está acontecendo. Buscamos o mínimo de organização em meio ao caos da desorganização dos pensamentos e da vida, tentamos entender se o que sentimos é parte disso tudo, ou se estamos enlouquecendo, duvidamos da realidade e brigamos com Deus, com o universo, com pessoas da família, pois, nossos nervos estão à "flor da pele”.

O luto é cansativo, nossa energia está diminuída, há uma exaustão em ter que resolver burocracias e em curto espaço de tempo, como inventários por exemplo, tantos e tantos ajustes que precisam ser feitos, trocar a titularidade de inúmeras contas; são tantas coisas, é exaustivo porque você tem insônia e acorda destruído, cansa porque parece que toda essa dor não terá fim, e sofrer cansa, a tristeza cansa!

Nos sentimos vulneráveis e ainda assim nos esforçamos para cumprir uma jornada de trabalho, acredito que em alguns momentos estamos só com nosso corpo presente, pois, os pensamentos e foco na atividade, a concentração, estão em suspensão; buscamos adaptação, mas muitas vezes não entendemos que se trata de um processo, e por isso o luto exige de nós paciência e compaixão.

O luto te deixa muito sensível, tudo ao redor sensibiliza, a aproximação das pessoas, ou o distanciamento delas nos tornam muitas vezes julgadores…sim você leu certo, julgadores, quanto te perguntam como você está?... e lá no fundo você pensa: é óbvio que nada bem não tá vendo? E talvez você até vá nutrindo raiva e decepção, mas faça uma pausa agora para pensar…Afinal quem nunca ficou sem saber o que dizer em uma situação dessas?

As pessoas muitas vezes, estão tentando entender esse processo que é seu, sem nenhuma maldade ou consciência de como algumas falas podem te magoar. O melhor e mais saudável é você enlutado buscar ser assertivo em se comunicar. É compreensível que socializar por um período de tempo pode exigir demais de você, que no momento você só queira silêncio, um lugar para se recolher, como a onda do mar que recua.

Por isso, se comunique com quem te oferece uma distração, um colo, um aconchego, uma saída para um café; hoje você pode não estar pronto, mas fique aberto, pois chegará o dia que você se alegrará que esse alguém pense em você e te lembre de se movimentar, e te estenda a mão. Não feche portas porque hoje a dor está imensa, intensa, você encontrará seu ponto, seu lugar de descanso!

O luto dói, cansa e muito, e para além de tudo que citei até agora, talvez uma boa parte desse processo, seja o amor tentando se ajustar e encontrar um lugar diferente, porque antes era um amor dividido, compartilhado na presença, nas trocas, nos olhares… sem a presença física de quem se ama, é preciso descobrir o que a morte não levou dessa relação, desse vínculo. Mantenha-o vivo, tão vivo que no seu coração e na sua vida que segue apesar de, tornem-se templos de honra desse sagrado amor.

(in memoriam à todos os meus amores que carrego comigo, onde quer que eu vá...).

Com carinho e amor,

Patrícia dos Santos

Psicóloga e Tanatóloga

CRP 12/10686

  • Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • LinkedIn

Posts Relacionados

Refletindo sobre o luto durante as festas de fim de ano

Luto

Enquanto as luzes brilham e os corações se enchem de alegria durante as festas de fim de ano, para muitos de nós, uma temporada festiva pode trazer um toque de melancolia. Perder alguém querido torna as celebrações mais desafiadoras, mas també...

LEIA MAIS

A importância da meditação no processo de luto

Luto

A meditação é uma prática que pode oferecer um suporte valioso durante o processo de superação do luto. Ao praticar a meditação, dedicamos um tempo para nos conectar ao nosso mundo interior. Isso nos permite enfrentar e processar as emoçõe...

LEIA MAIS

SETEMBRO AMARELO ou ANO AMARELO? Suicídio: Quando o sofrimento grita através do silêncio

Luto

Qual o limite do sofrimento humano? De onde vem esse sofrimento? O que faz uma pessoa pensar na morte como possibilidade? Questionamentos nada simples de serem respondidos e que demonstram a importante complexidade do fenômeno do suic*dio. Estas qu...

LEIA MAIS

Novos Planos e
Valores Boa Vida

No momento mais difícil da vida, nosso cliente poderá contar
com tranquilidade, segurança e respeito no atendimento.

Ícone do Whatsapp
Contrate
pelo WhatsApp
(47) 99123-0099
Contrate o plano
Boa Vida pelo Whats